O FIDC, Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, apresenta-se como a grande novidade do mercado atual e a Fairfield buscou no mercado uma solução para atender especificamente a estes fundos de investimento.
O mecanismo desenvolvido possibilita acoplar o seguro de crédito ao fundo e, assim, cobrir riscos de não pagamento dos títulos dessa carteira.
Com esta solução gera-se um aumento significativo no rating do fundo, resultando maior confiança do investidor e menos custos de captação, além de tornar mais barata a estruturação do próprio fundo pela redução das cotas subordinadas.
Outra vantagem do seguro de crédito para FIDC é que ele reduz a necessidade de cotas subordinadas. Em geral, essas cotas representam um percentual de até 20% do patrimônio do fundo - um multiplicador da inadimplência histórica da carteira - e ficam com as empresas ou instituições financeiras que cedem os recebíveis ao fundo ou mesmo com quem estrutura o FIDC. Elas funcionam como uma espécie de colchão de proteção ao investidor, uma vez que são as primeiras a absorverem eventuais prejuízos com calotes.
Sem custos adicionais ao prêmio de seguro e com a cobrança inclusa, promovemos a recuperação dos débitos, garantindo a solvência da operação.
Principais vantagens na contratação:
Credit enhancement: garantia contra o risco de crédito dos recebíveis
Impacto direto na redução das cotas subordinadas.
Segurança na origem de operações de ativos que não possuem rating de agências externas.
Garantia do ROI para o investidor
Entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e saiba mais
Francisco Gomes
CEO | Fairfield BR