top of page

Sinosure: como funciona as operções de crédito para importação da China



Entre empresas brasileiras dos mais diversos portes que importam da China, a falta de capital de giro e a busca por melhores condições de pagamento junto aos seus fornecedores constituem um problema frequente. O motivo disso é que, em geral, o fornecedor chinês exige um pagamento antecipado de 100% do valor da mercadoria entre o início da produção e o embarque, enquanto o ideal, para o importador, seria um pagamento diferido por 90 a 120 dias, eliminando a necessidade de pagar pelo produto antes de sua chegada ao destino final.


Nesse contexto, obter condições de pagamento favoráveis a ambas as partes, tornando a relação o mais simétrica possível, torna-se um desafio – um desafio que se complica ainda mais quando o fornecedor ainda não estabeleceu uma relação de confiança com a empresa brasileira - ou, igualmente, carece das ferramentas necessárias para avaliar a situação financeira da importadora.


É precisamente nesse ponto que a Sinosure pode ajudar.


O que é a Sinosure?


A Sinosure, também conhecida como China Export & Credit Insurance Corporation, é uma seguradora estatal chinesa de crédito à exportação controlada pelo Ministério das Finanças da China. Presente há mais de 20 anos no mercado, sua relevância no sistema chinês de apoio à exportação se destaca pelo desempenho de um papel duplo: por um lado, proteger fornecedores chineses contra riscos políticos e de crédito no comércio internacional e, por outro, oferecer estratégias de cooperação de crédito aos importadores, como os brasileiros.


Para grandes empresas estatais da China, o seguro de crédito à exportação da Sinosure é obrigatório, além de ser amplamente incentivado entre empresários chineses mediante a Câmara de Comércio Internacional da China (CCOIC).


Devido à sua longa trajetória de apoio a negociações internacionais com resultados bem-sucedidos, a Sinosure tornou-se uma ferramenta popular e de alta confiança não apenas entre os fornecedores chineses, mas também entre empresas que importam mercadorias da China.


A explicação é simples: graças à Sinosure, os fornecedores têm o pagamento das mercadorias exportadas garantido, mesmo em casos de inadimplência, aliviando quaisquer riscos de crédito associados à situação financeira do comprador; e as empresas importadoras, por sua vez, têm acesso a pagamentos diferidos por até 120 dias, concedidos devido à garantia oferecida pela seguradora.


O resultado é a construção de um relacionamento mais sólido e de mútua confiança entre as partes, com impactos significativos e a longo prazo na saúde financeira das empresas envolvidas e, ao mesmo tempo, em suas métricas de crescimento.

Como a Sinosure ajuda a conseguir pagamentos diferidos?

Em uma negociação entre um exportador chinês e um importador brasileiro assegurada pela Sinosure, por exemplo, a seguradora calcula e assume todos os riscos envolvidos. Assim, é improvável que o fornecedor tenha motivos para se opor ao pagamento diferido.


Na realidade, trata-se de uma alternativa acolhida com interesse, uma vez que ajuda o fornecedor chinês a garantir um fluxo estável de pedidos junto ao comprador e a fortalecer sua parceria comercial.


Como ter acesso aos benefícios da Sinosure?

Para que uma empresa brasileira tenha acesso a todos esses benefícios em suas negociações de importação junto a fornecedores chineses, o primeiro passo é obter um limite de crédito Sinosure. Neste processo nós da FAIRFIELD podemos auxiliar a sua empresa, facilitando a obtenção de limites de crédito da Sinosure, tornando suas soluções de financiamento mais acessíveis e otimizando seu relacionamento comercial.


Fale com um dos nossos especialistas e conte conosco para sua empresa crescer com confiança em 2023.



Francisco Gomes

CEO | Fairfield BR



bottom of page