administration-agreement-banking-blur-61

Seguro Garantia

O produto que cobre eventuais prejuízos apurados ao seu negócio, causados pelo não cumprimento das obrigações contratuais

O Seguro Garantia é um ramo de seguro cuja finalidade é garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador junto ao segurado, conforme estabelecido na apólice.

 

Inicialmente foi bastante utilizado para garantir contratos assinados entre empresas e órgãos públicos, principalmente aqueles referentes à construção, fornecimento ou prestação de serviços.

 

Hoje, também é muito adotado para garantir contratos do setor privado, de forma bastante abrangente, podendo substituir depósitos judiciais, garantir o pagamento de impostos, o perfeito funcionamento de equipamentos, a entrega de imóveis adquiridos na planta ou permutados por terreno, além de outras modalidades. 

MODALIDADES TRADICIONAIS

Licitante: Garante que, nas licitações públicas ou privadas, o tomador vencedor do certame mantenha sua proposta e assine o contrato nas condições apresentadas e dentro do prazo estabelecido no edital.​

Construção, fornecimento ou prestação de serviços: Garante o cumprimento de todas as obrigações assumidas no contrato para construção, fornecimento ou prestação de serviços, protegendo o segurado contra o risco de inadimplência do tomador.

Retenção de pagamento: Há contratos que preveem a retenção de parte do pagamento até que o objeto do mesmo seja totalmente concluído. Nestes contratos, o Seguro Garantia pode ser apresentado para substituir estas retenções, liberando integralmente o pagamento.

Adiantamento de pagamentos: Garante que os valores recebidos a título de adiantamento nos contratos sejam destinados à execução imediata do objeto contratual, ou seja, a realização da etapa prevista, até sua conclusão.

Manutenção corretiva: Garante a execução das ações corretivas apontadas pelo segurado e necessárias para a reparação da disfunção ocorrida por responsabilidade do tomador.

 MODALIDADES ESTRUTURADAS

Concessões: Garante que o tomador vai cumprir todas as obrigações assumidas no contrato de concessão para exploração de um serviço ou bem público.

Completion: Garantia geralmente exigida por investidores ou financiadores (bancos) que aportam recursos para o desenvolvimento e/ou construção de determinado empreendimento. Garante a implantação do projeto no prazo e nas especificações previstas no contrato a ser assinado, em harmonia com o Contrato de Financiamento.​

Garantia para compra e venda de energia: Utilizada nos contratos de compra e venda de energia, garante ao vendedor (segurado) que a empresa compradora (tomador) vai honrar com a obrigação do pagamento das faturas

Garantia imobiliária: Garantia das obras na construção de edificações residenciais e comerciais, bem como a entrega do imóvel, nas condições fixadas em contrato:

1) Adquirentes: garante a entrega das unidades autônomas adquiridas antes da conclusão do projeto (adquiridas "na planta").

2) Permuta: garante a entrega das unidades autônomas permutadas pelo terreno.

 

Garantia aduaneira: Garante à Receita Federal o pagamento dos impostos de importação (suspensos por inclusão do tomador em Regime Aduaneiro Especial), caso o tomador descumpra as condições que lhe permitiram o benefício da referida suspensão.

MODALIDADES JUDICIAIS

Depósito Recursal:  Possibilidade de utilização do seguro garantia ou da fiança bancária nos processos em fase de conhecimento, isto é, para fins de depósitos recursais, quando da interposição dos recursos ordinário, de revista e de agravo de instrumento na Justiça do Trabalho

Garantia de execução fiscal: Substitui o Depósito Judicial. Garante o pagamento do valor da condenação (ou do valor fixado através de acordo), durante o andamento do processo judicial.

Garantia para ações trabalhistas e previdenciárias: Garante ao segurado o reembolso dos prejuízos que venha a sofrer em relação às obrigações trabalhistas e previdenciárias de responsabilidade do tomador, oriundas do contrato firmado entre ambos, nas quais haja condenação judicial do tomador ao pagamento e o segurado seja condenado subsidiariamente.

Garantia administrativa de créditos tributários: Atesta a veracidade dos créditos tributários informados pelo tomador no DCA –Demonstrativo de Créditos Acumulados - em processos administrativos no âmbito Federal, Estadual ou Municipal. Usado para liberar os referidos créditos e ainda para cobrir a permanência do tomador em regimes especiais de tributação.

Garantia de parcelamento administrativo fiscal: Garante o pagamento do saldo devedor remanescente da rescisão do parcelamento administrativo de créditos fiscais, assumido pelo tomador junto à administração pública.

Conte com a consultoria da Fairfield e tenha a melhor solução para emissão de Garantias para a sua empresa.

macbook-pro-beside-papers-669619 (1).jpg

A QUEM SE DESTINA

Esse tipo de seguro atende às necessidades de empresas privadas e órgãos públicos. Sua função é garantir que se cumpram obrigações estipuladas em contratos, dando proteção contra o não cumprimento de cláusulas relacionadas a serviços, fornecimento de recursos e outras situações.

 

O objeto do Seguro Garantia são as obrigações estabelecidas entre as partes envolvidas: o Contratado (Tomador) e a Contratante (Segurado), por meio da existência de um Contrato, Edital ou Ordem de Compra.

agreement-blur-business-close-up-261621.

VANTAGENS EM ADQUIRIR ESSE PLANO

  • Não compromete a linha de crédito do contratado (tomador) junto aos bancos ou instituições financeiras. 

  • Custo: é sempre inferior em relação às outras modalidades de garantia (fiança bancária). 

  • Maior eficácia na resolução de eventuais divergências entre contratante (segurado) e contratado (tomador)

  • Garantia da indenização do segurado em caso de sinistro e do próprio cumprimento do contrato.

  • Acesso as principais Cias que operam no mercado Brasileiro

  • Pós Venda, incluindo treinamento em sistema da Cia, visita periódicas e acompanhamento de Sinistros 

white-and-blue-globe-miniature-819087.jp

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

  • Avaliação prévia da capacidade técnica e financeira da empresa contratada (tomador). 

  • Subscrição interna especializada analise e implantação de apólices de Garantia na operação da empresa.

  • Coleta de informações através de formulários específicos, práticos e de fácil preenchimento. 

  • Também é utilizado como proteção a execuções fiscais e outros casos de ações judiciais que ponham em risco o patrimônio ou o fluxo financeiro da empresa. 

  • Apresentação de comparativo entre todas as Cias, especificando taxas, limites e outras particularidades

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Rua Dr Leo Carvalho, 74 

Ibiza Trade & Financial Center

89036-239 - Blumenau - SC

+55 47 3053-0615

contato@fairfield.com.br

Cadastro Serviços e Corretora de Seguros Ltda - Todos os direitos reservados

CNPJ: 13.381.310/0001-45 - SUSEP 20.203.64571

©2018 by Fairfield Proteção e Inteligência Financeira.