A alta das taxas de juros e do crédito impulsionou a procura pelo seguro garantia, que prevê a indenização ao segurado caso haja descumprimento de alguma obrigação.
No primeiro semestre de 2022, o mercado de seguros registrou um crescimento de 19,6% em relação ao mesmo período em 2021, atingindo um faturamento de R$ 80 bilhões.
O segmento de Danos e Responsabilidade, que inclui o Seguro Garantia, está entre os três que mais cresceram, aumentando R$ 2,2 bilhões em seu faturamento.
O seguro garantia ampara diferentes modelos de negócios, como cumprimentos contratuais, admissão temporária, demandas judiciais, licitações, concessões, adiantamento de pagamentos e outros. O segmento é destinado a empresas que precisam apresentar uma determinada garantia para assinar um contrato.
Muitas empresas do mercado ainda usa garantia real em processo, sendo que é perfeitamente possível trocá-la por uma apólice de seguro, que é até mais barata que uma fiança bancária. Neste sentido, o seguro garantia libera tudo o que está atrelado no processo de garantia real e substitui pela apólice de seguro.
Considerando a alta taxa de juros, o valor de investimento no seguro é menor do que em uma fiança bancária, e por ser uma operação de seguros, ela não limita o acesso ao crédito e não atrela recursos da empresa.
Entre em contato com a Fairfield, solicite uma consultoria sem compromisso e conheça melhor como o Seguro Garantia poderá colaborar com a operação da sua empresa.
Francisco Gomes
CEO | Fairfield BR