A sua empresa também está preocupada com possíveis problemas de insolvência? Esta duvida vem atingindo o desenvolvimento dos negócios de diversas companhias neste início de 2022.
A insolvência é uma ameaça real para todas as empresas, especialmente aquelas que operam em dificuldades corporativas. Hoje, os efeitos retardados das disputas comerciais, incertezas políticas, tensões sociais e até mesmo preocupações globais com a saúde também podem colocar as empresas mais bem administradas em risco de insolvência.
Segundo especialistas em seguro de crédito, o número de insolvências de empresas no país poderá dar um salto de 32% em 2022. Após uma queda de 28% no número de companhias que sofreram insolvência no ano de 2019 para 2020, a expectativa é que haja uma ascensão, onde a cifra subirá de 2.200 para 2.900 no número de empresas afetadas.
Entre os indicadores que marcarão a evolução das insolvências nos próximos meses globalmente estão:
• O ímpeto global da retomada econômica;
• O ritmo de retirada do apoio estatal;
• Muitas empresas frágeis ainda estarão em alto risco de inadimplência;
• A deterioração das finanças das empresas e,
• A rápida recuperação da criação de empresas.
Em nível global, houveram dois anos consecutivos de queda, -12% em 2020 e -6% em 2021.
É projetado que o índice de insolvência corporativa atinja uma alta de 15% em 2022. As insolvências globais estão em alta, mas ainda em um nível mais baixo do que em 2019.
Os motivos deste aumento estão ligados à extensão de muitas medidas de apoio governamental e política monetária geralmente acomodatícia, o que ajudou a administrar a pressão sobre a liquidez das empresas e a solvabilidade.
Veja abaixo os sinais de alerta de potencial insolvência de fornecedor ou cliente:
Eles estão demorando mais para quitar faturas ou fazer entregas?
Eles pediram para renegociar contratos, prorrogar (se forem clientes) ou encurtar (se forem fornecedores) termos de pagamento?
Há uma tendência de disputas por faturamento ou entregas?
O seu cliente perdeu recentemente um grande cliente / fornecedor?
Eles estão atraindo cobertura negativa da imprensa?
O que está acontecendo em seu setor ou país? Isso faz parte do clima econômico em que operam e pode afetar a insolvência do cliente.
A insolvência do cliente, especialmente se envolver seu maior cliente, pode impactar seu próprio fluxo de caixa e prejudicar seus negócios. Já a insolvência do fornecedor também pode ter fortes repercussões se o que eles fornecem for mais caro ou difícil de obter de outros fornecedores.
No pior cenário, a perda de um relacionamento comercial vital também pode levar, por sua vez, à sua própria insolvência – o ‘efeito dominó das insolvências’ em ação.
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Francisco Gomes
CEO | Fairfield BR