Tenha proteção e inteligência financeira para realizar o IPO da sua empresa



Acesso a capital, liquidez e visibilidade são alguns dos fatores que levam uma empresa a abrir o seu capital, ou seja, fazer um IPO (Initial Public Offering).


É um momento estratégico em que a empresa abre-se para o mercado, ampliando a sua capacidade de captação de novos investimentos através da venda de suas ações, no intuito de receber novos acionistas que buscam participação nos resultados da empresa.


Essa captação inicial pode chegar a centenas de milhões de reais e é alvo de muito interesse por parte do mercado de investidores.


O processo de emissão de ações está sujeito a erros como qualquer outro. A equipe que elabora o prospecto pode errar o valuation e a precificação de ativos, pode haver falha na publicação do prospecto, vazamento de informações sobre a oferta ou, ainda, o banco coordenador da oferta pode divulgar alguma informação prévia sem autorização da empresa.

A legislação brasileira prevê a responsabilidade dos executivos envolvidos no processo de oferta pública. É comum que os executivos acreditem que estão protegidos de eventuais reclamações com um seguro de responsabilidade civil D&O, mas a apólice padrão exclui a cobertura para ofertas públicas de ações.


Nesse contexto, a solução ideal para proteger os profissionais de problemas relacionados a esse processo é Seguro POSI (Public Offering Securities Insurance), um seguro desenhado especialmente para essa finalidade.


Veja a seguir algumas coberturas nas quais os executivos encontrarão proteção ao contratar o Seguro POSI:


  • Custos de defesa;

  • Custos de investigação;

  • Responsabilidade por declarações incorretas no Prospecto;

  • Responsabilidade relativa a todos os aspectos da oferta pública, incluindo processo de tomada de decisão, preparação, prospecto, declarações orais e roadshows.


A indenização pode ser usada tanto para arcar com os custos de defesa quanto para cobrir quaisquer danos resultantes da reclamação contra a parte segurada.


A Fairfield está preparada para atender empresas que estão em processo de abertura do seu capital. Fale com um de nossos especialistas e tenha mais segurança e agilidade no seu processo de IPO.



Francisco Gomes

CEO | Fairfield BR