Tenha maior previsibilidade para seus negócios internacionais com o Hedge Cambial

Atualizado: Mar 17


A cotação do dólar vem oscilando muito nos últimos dias e este cenário tende a se manter durante todo o ano de 2021.


A alta do dólar oferece melhores condições de competitividade no mercado internacional, porém ter uma previsibilidade no câmbio é fundamental para as operações financeiras.


O Hedge cambial vem sendo muito utilizado para proteger investimentos e negócios internacionais das variações das moedas estrangeiras, principalmente o dólar, que é a mais utilizada no cenário mundial.

A intenção é diminuir o risco da perda de dinheiro por causa das variações do dólar, seja na exportação, na importação, em investimentos no exterior e em operações realizadas com moeda estrangeira.


O Hedge serve também como alternativa para proteger o dinheiro do investidor ou empreendedor das variações do câmbio sem que este precise ter uma conta no exterior.


Essa ferramenta faz uma trava na taxa e traz uma maior previsibilidade de custos e recebimentos em moeda estrangeira. Em um cenário de comércio global dinâmico as margens são cada vez mais apertadas e correr o risco de perder 2%, 3%, 4% da sua margem por conta de variações cambiais pode ser evitado.


Notamos uma maior percepção por parte das empresas importadoras e exportadoras sobre os riscos de oscilações na taxa de câmbio. Além disso, a drástica diminuição na taxa de juros brasileira, a Selic, torna o custo do hedge mais barato e atrativo


São muitos fatores que podem provocar instabilidade e uma volatilidade da moeda. Por isso, as ferramentas de hedge cambial ganham ainda mais destaque nesse contexto

Além de proteger o patrimônio das companhias, o hedge também pode ser usado para aproveitar boas oportunidades de mercado. Em momentos de alta volatilidade, uma empresa pode contratar a ferramenta e ganhar previsibilidade no fluxo de caixa, por exemplo.


Fale com nossos consultores e proteja sua carteira com travas cambiais.

Francisco Gomes

CEO | Fairfield BR