Qual é a importância do Seguro Garantia para as empresas?

Atualizado: Jan 26



O Seguro Garantia é um instrumento essencial para viabilizar negócios e assegurar a capacidade de entrega de projetos. Trata-se de uma linha de crédito adicional, com custo competitivo e sem dependência de instituições financeiras, utilizada por empresas dos mais diversos segmentos para assegurar o cumprimento de contratos nos prazos e custos previstos, além de garantir liquidez em processos judiciais.


É uma forma de garantir o fiel cumprimento das obrigações que forem assumidas pelo Tomador perante o Segurado, podendo ser utilizado, inclusive, para garantir exigências contratuais.


O Seguro Garantia Judicial, por exemplo, pode ser utilizado em processos de natureza cível, trabalhista e fiscal. Este seguro é uma excelente alternativa para que as empresas mantenham seu caixa intacto no caso de processos judiciais que exijam pagamentos em juízo. O seguro garante esses pagamentos até que o processo seja concluído e o dinheiro da empresa pode ser direcionado a outras atividades prioritárias.


O Garantia de Depósito Recursal serve para que a empresa possa recorrer de processos judiciais trabalhistas, garantindo a indenização do processo e da sentença, se houver condenação. Como esses processos costumam demorar para serem resolvidos, o empresário que contrata este seguro não precisa ficar com o dinheiro parado em juízo antes da sentença final, o seguro de depósito recursal, funciona como a garantia necessária.


Já o seguro de Garantia de Licitações é ideal para empresas que participam de licitações e que, consequentemente, encontram o pedido de garantia nos editais. O produto serve para habilitar a participação do tomador no certame e validar a proposta apresentada. Trata-se de uma opção que apresenta baixo custo e evita imobilização de recursos financeiros.


A modalidade de Garantia de Compra e Venda de Energia é utilizada quando as empresas consumidoras de energia no mercado livre contratam apólices para garantir os termos do contrato. Os fornecedores que cadastram a empresa contratante junto à CCEE exigem o seguro como segurança do pagamento da energia.


Por que usar o Seguro Garantia?

  • Linha de crédito que não onera o balanço (off balance)

  • Alívio no fluxo de caixa

  • Custo mais competitivo em relação a linhas bancárias

  • Produto consolidado com ampla aceitação do mercado

  • Contribui para a viabilização de financiamentos

De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), as modalidades de garantia e crédito geraram um volume de receita da ordem de R$ 2,2 bilhões no acumulado de janeiro a junho, e um aumento de sinistralidade de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Empresas dos mais variados tamanhos e segmentos encontraram no Seguro Garantia uma forma prática e econômica de apresentarem a garantia necessária e assim evitar imobilizar recursos, destinando capital para outras finalidades e operações.


A Fairfield Seguros está à sua total disposição para lhe orientar e lhe ajudar a encontrar a melhor solução de Seguro Garantia para sua empresa.

14 visualizações0 comentário

Rua Iguaçu, 209 - Sala 42

Offcina Café

89030-030 - Blumenau - SC

+55 47 3053-0615

+55 47 98828-0256

+55 48 99975-4698

contato@fairfield.com.br

4a4ef987cbca1386f1538bb171eaf27e.png
4a4ef987cbca1386f1538bb171eaf27e.png
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Fairfield Proteção e Inteligência Financeira é nome fantasia da Cadastro Serviços e Corretora de Seguros Ltda

Possui o registro da marca e todos os direitos reservados

CNPJ: 13.381.310/0001-45 - SUSEP 20.2030.007 - CRA/SC 12134

©2018 by Fairfield Proteção e Inteligência Financeira.