O que aprendi em 10 anos empreendendo no Brasil



No último dia 17/03/2021 conseguimos a incrível marca (sim no Brasil é incrível mesmo) de completar 10 anos de CNPJ ativo.

Desde os primórdios da nossa operação a cultura corporativa da empresa foi sempre pautada pelo altruísmo e parceria com nossos clientes e amigos, o que ratifica nosso posicionamento de sempre trazer ao mercado produtos inovadores, com sincronia frente as demandas identificadas e com a melhor relação custo x benefício possível.

Nestes 10 anos nosso negócio seguiu com o aprimoramento continuo de nossas operações, através de inúmeras certificações conquistadas, inclusive com reconhecimento por diversos players nacionais e internacionais, através de várias premiações e condecorações.


Mas nem tudo no navegar deste tempo foi vento favorável. Foram inúmeros os desafios neste período, crises, alterações de escopo e volatilidades no mercado nacional e internacional que serviram de aprendizado e aprimoramento dos nossos processos, culminando hoje no reconhecimento do mercado como empresa de consultoria sólida e diferenciada, fazendo realmente a diferença nas operações das empresas e das pessoas que contam com os nossos serviço especializados.

Além mais pude identificar os seguintes pontos abaixo que fizeram a diferença em nosso negócio e que pode fazer também a diferença no seu:

1) Antecipar tendências e arriscar projetos fazem parte do "espírito empreendedor" não somente no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo. O desafio em nosso país é que a curva de aprendizado é muito mais íngrime e cheia de obstáculos que não são inerentes ao ambiente interno organizacional;

2) Cercar-se de pessoas fiéis e bem intencionadas é imensamente melhor do que contar com pessoas técnicas e capacitadas, mas sem espírito de equipe e olhando apenas para os resultados da operação;

3) Copiar e ser copiado é uma espiral intrínseca aos projetos que estão sendo desenvolvidos. Porém, mantenha a originalidade pessoal em seus planos, confie na intuição e equilibre esta balança sempre para ditar tendências

4) Não tenha pressa em ganhar dinheiro. Tenha pressa em desenvolver uma metodologia própria e bem fundamentada, aprender rápido com os erros e ser humilde em reconhecê-los. Não tenha vergonha em pedir ajuda e estar próximo de suas referências.

5) Estratégia é o nome do jogo em um tabuleiro de xadrez e igualmente necessário no ambiente corporativo; é fundamental saber aonde quer chegar. Avalie todos os cenários, analise o trajeto a ser seguido e somente depois tome a decisão.

6) Constância e resiliência é melhor do que intensidade e força bruta. E ainda por cima faz bem para a saúde

7) Olhar pela janela e ver seus concorrentes é importante para avaliar o cenário em que você esta inserido. Porém, preocupe-se mais com o seu próprio negócio do que ficar sempre cuidando o que o seu vizinho anda fazendo.

8) Reclamar e ser birrento não leva a lugar algum. O mercado não tolera o seu mal humor e isso somente irá lhe prejudicar e lhe fazer envelhecer.

9) Tenha atitude sempre! Ficar esperando que soluções mágicas apareçam é pura ilusão. Também não adianta esperar que alguém venha a fazer algo por você para demandas que exigem a sua própria atuação

10) Não desista dos seus planos. Tenha um bom planejamento estratégico, analise o potencial de crescimento do seu negócio, não pule etapas ou corte caminho e comemores os resultados. Afinal, a vida é feita de pequenas vitórias e brinde cada uma delas com alegria e entusiasmo que elas merecem

Seguimos em frente sempre buscando aprimorar nossas soluções únicas e exclusivas, entendendo a importância de proteger o hoje e proporcionar a construção de um futuro financeiro seguro e planejado, trabalhamos com protecionais e gestão de ativos com o objetivo de promover maior qualidade de vida aos nossos clientes.


Entre em contato conosco e saiba mais como ter a proteção e inteligência financeira necessária em suas operações empresariais e pessoais.



Francisco Gomes

CEO | FAIRFIELD BR