Proteja as suas exportações contra riscos extraordinários


A venda de produtos brasileiros para a Rússia ainda não foi afetada pelas consequências da invasão da Ucrânia pelas forças armadas russas, dizem exportadores. Mas empresários do agronegócio, setor que se destaca na pauta de exportações para o mercado russo, temem que problemas na logística e nos pagamentos atrapalhem os negócios.


O conflito entre Rússia e Ucrânia está acontecendo apenas no território ucraniano, que foi invadido, sem afetar portanto a infraestrutura ou logística dos mercados russos.


Mas as exportações brasileiras para a Rússia podem ser afetadas por causa das sanções econômicas anunciadas por diversos países do Ocidente, em movimento liderado pelos Estados Unidos.


Entre as sanções adotadas está a suspensão de vendas e compras de produtos para e do mercado russo e o bloqueio de contas e financiamentos bancários para empresas russas.


Neste sentido, o Seguro de Crédito à Exportação se torna um importante aliado para proteger as operações das empresas não somente contra inadimplência, mas também contra eventos adversos como riscos políticos, moratórias, guerras e revoluções, entre outros.

As principais coberturas para Risco Político concentram-se em expropriação (ações ilegais, arbitrárias ou discriminatórias do governo que levem à privação do investimento total ou parcial ou ainda que impactem o pagamento de obrigações), violência política (danos físicos causados por guerra, guerra civil, revolução, sabotagem e terrorismo, que leve à interrupção de atividades) e impossibilidade de conversão de moedas.


Conte com esta ferramenta estratégica, que permite acesso a informações privilegiadas de mercado, aumentando a performance e a competitividade da sua empresa mundialmente, além de proteger sua empresa contra a falta de pagamento e riscos extraordinários.


Entre em contato conosco e receba uma consultoria do nosso time de especialistas sem compromisso.



Francisco Gomes CEO | Fairfield BR