Hedge: como funciona essa operação de proteção financeira?



O Brasil é um país que adota a política de câmbio flutuante, o que significa que a cotação do dólar sofre diversos altos e baixos, a chamada flutuação cambial. Esta variação tem sido ainda mais impactante durante a pandemia, e é preciso atentar-se às operações financeiras com outros países.


Pensando na proteção para as empresas que lidam com transações internacionais e que realizam exportações e importações, é que foi desenvolvida a ferramenta de hedge cambial. Trata-se de uma ferramenta que fixa as cotações futuras, dá maior previsibilidade para a empresa e diminui custos de operação de maneira sólida e com segurança.


O próprio cliente pode decidir o quanto ele gostaria de proteger, e, através do hedge, travar comercialmente o montante. As transações podem ser feitas em dólar, mas este travamento pode ser em qualquer moeda, dando mais vantagem para os negócios.


E, ainda, o hedge está disponível para pessoas físicas, podendo ser utilizado em pagamentos, compra de imóveis no exterior, serviços e até mesmo viagens.


O custo desta ferramenta vai variar de acordo com a taxa de câmbio no momento do fechamento do negócio, do valor transacionado e do prazo da operação. O cliente deve analisar o seu volume de vendas, o prazo, os custos fixos da operação e a lucratividade almejada antes de contratar o hedge.

As travas cambiais também funcionam para congelar o preço para liquidação em data futura, a chamada modalidade Non-Deliverable Foward (NDF), que é comum entre exportadores e importadores.


Funciona da seguinte forma: as duas partes fazem um intercâmbio de caixa e concordam em fixar uma taxa à vista para uma data futura.


O propósito do NDF é estabelecer uma taxa de câmbio para um período posterior. Portanto, no dia do vencimento, é realizado o cálculo do ajuste de preços — a diferença entre o valor acordado previamente e o valor da moeda no dia do vencimento da operação.





São muitos benefícios os benefícios de operar com maior previsibilidade de câmbio.


Entre em contato conosco e tenha uma consultoria sob medida de acordo com as especificidades da sua operação.


Francisco Gomes

CEO | Fairfield BR