Coronavírus: Esteja devidamente protegido frente aos impactos econômicos

Atualizado: Mar 16



A China é a segunda maior economia do mundo e líder no comércio internacional, nomeadamente na indústria têxtil, onde é inevitável que as consequências econômicas do coronavírus impactem também o crescimento global.


De acordo com algumas fontes ouvidas é previsível que o crescimento econômico da China desacelere em 4,5% no primeiro trimestre de 2020, abaixo dos 6% do trimestre anterior.

Neste sentido, inevitavelmente, estaremos perante a um crescimento mais lento do mercado desde a última crise financeira.


Enquanto a China enfrenta o coronavírus os impactos econômicos deste são sentidos em todo o mundo. As paralisações das fábricas estão provocando uma diminuição das exportações de produtos e matérias primas, afetando empresas em todo o mundo, incluindo o Brasil


Na China, as empresas estão gerindo os impactos destas interrupções forçadas na cadeia de produção - e consequentes perdas de receitas - provocadas não só pelo prolongamento das festividades do Ano Novo Chinês, decretado pelo governo chinês quando começou a aumentar o número de casos, mas também pelo fato de dezenas de milhares de pessoas estarem em quarentena em dezenas de cidades.


Adicionalmente, com a paralisação de transportes e as restrições de viagens para a China, o impacto é ainda maior.


No turismo isto também se faz sentir, sendo a China um forte impulsionador a nível mundial, principalmente nesta altura do ano.


Localmente várias cadeias hoteleiras internacionais têm aceitado o cancelamento de reservas sem custos. Em outros setores, como o setor automóvel, os efeitos também estão sendo sentidos com um atraso considerável na entrega de peças e componentes fabricados naquele país.


Com muitas empresas dependendo da saúde econômica da China, o efeito dominó poderá ser sentido e o Brasil não será exceção.


Uma coisa é certa: a dimensão deste efeito dependerá essencialmente do tempo que demorar a controlar este surto.


É em momentos como este, que vivemos agora, com o surto do coronavírus, que é realçada a importância do Seguro de Crédito na proteção do comércio internacional.


O Seguro de Crédito apresenta dois benefícios fundamentais: por um lado, ajuda as empresas a tomar decisões de crédito de forma mais sustentada, com atualização de informação em tempo real, permitindo um maior conhecimento dos seus clientes, antecipando eventuais inadimplências; por outro, se o pior vier acontecer, com efetiva falta nos pagamentos ou insolvência inesperada, a compensação por via de um seguro de crédito mitigará o impacto nas contas da empresa.


Todos os dias, empresas que consideram estar em excelente condição financeira, podem repetidamente entra em dificuldades financeiras adversas a sua gestão local, e é nestes casos imprevisíveis que o Seguro de Crédito é realmente importante.


Com o coronavírus a criar incerteza nos negócios, nunca foi tão importante que o maior ativo no balanço de uma empresa esteja devidamente protegido.

54 visualizações
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Rua Dr Leo Carvalho, 74 

Ibiza Trade & Financial Center

89036-239 - Blumenau - SC

+55 47 3053-0615

contato@fairfield.com.br

Cadastro Serviços e Corretora de Seguros Ltda - Todos os direitos reservados

CNPJ: 13.381.310/0001-45 - SUSEP 20.203.64571

©2018 by Fairfield Proteção e Inteligência Financeira.