Conservador, Moderado ou Arrojado: Qual a sua estratégia de aplicações ?



Identificar seu perfil de investidor é o primeiro passo para elaborar uma boa estratégia de aplicações.


Nos últimos anos, muito tem se falado sobre investimentos financeiros. Se até algumas décadas atrás a única opção para a maioria das pessoas era a poupança, hoje existem ferramentas que ajudam a multiplicar seus ganhos com segurança.


Antes de se aventurar no mundo das finanças, é interessante saber qual é o seu perfil de investidor, e assim, personalizar a estratégia de investimentos.


São três os tipos de perfil de investidor: Conservador, Moderado e Arrojado.


Ao identificar o seu perfil, é possível encontrar quais tipos de aplicações são compatíveis com seu estilo, objetivos e prazos.


Saber qual é o seu perfil de investidor é importante para que as aplicações financeiras não sejam tão complexas que você não saiba como lidar. Cada modalidade de perfil leva em consideração quatro itens, sendo eles tolerância ao risco, situação financeira, conhecimento do mercado e objetivos.


A partir desses critérios, é possível encontrar os investimentos que não dão margem para insegurança.


Com perfis bastante característicos, encontrar aquele que melhor se adeque com suas necessidades e personalidade não é nada difícil. Dentro de cada perfil, é possível aproveitar uma gama de opções de investimentos, que vão muito além da poupança.


Conservador


Quem é investidor Conservador não gosta de colocar em risco o que tem. É comum que pessoas desse perfil tenham medo até mesmo de testar outras plataformas de investimento, como bancos online ou corretoras. Além disso, preferem escolher investimentos sem regras complexas e com uma margem de remuneração garantida.


Se o grande problema é o medo de sofrer perdas, o Conservador precisa escolher entre algumas possibilidades que sejam seguras e capazes de oferecer rendimento. O Tesouro Direto, CDB, LC, LCI/LCA e Fundos de renda fixa são ótimos exemplos. Várias dessas aplicações tem um valor previsto de lucro, o que ajuda a dar mais segurança na hora de colocar seu dinheiro.


Moderado


O investidor Moderado ainda tem uma certa necessidade de segurança, como o Conservador, mas está disposto a variar suas aplicações, incluindo algum risco na estratégia.


Normalmente, quem é Moderado tem conhecimento em finanças e está disposto a investir uma porcentagem de seus recursos em modalidades mais arriscadas, admitindo perdas até certo limite.


Para o investidor moderado, suas opções são Fundos multimercados, Fundos de ações, Fundos de investimento no exterior, Fundos cambiais, Fundos imobiliários (FIIs), mercado de ações.


Arrojado


Por fim, o investidor Arrojado costuma não ter tanto medo de perdas, sentindo-se seguro mesmo com a variação em seus rendimentos. Normalmente, é um investidor mais experiente, com uma certa estrutura financeira que permite não ser prejudicado caso algo saia fora do previsto.


Além disso, esse tipo de investidor não tem a necessidade de tirar o dinheiro aplicado a qualquer momento, o que permite sacar na melhor hora para ter mais lucros.


Ações de empresas representam o investimento ideal do Arrojado, uma vez que ele tem preparo técnico e emocional para lidar com as oscilações do mercado. E já que está em uma situação confortável, pode se arriscar em outras modalidades, como os investimentos em opções.


Os perfis evoluem


Embora você tenha um perfil agora, esse estilo pode mudar com o passar dos anos. Na maioria dos casos, acontece uma evolução do perfil do investidor.


Grande parte das pessoas começam como Conservador, mas é possível sair do perfil Conservador e ganhar mais gradualmente, passando para Moderado, até chegar no Arrojado.


Por isso, se você está começando agora a estudar investimentos, não tenha pressa: faça testes, aprenda a mexer nas plataformas e, com o tempo, varie os tipos de aplicações. Não há estratégia melhor do que ter uma boa variedade de aplicações na carteira.

9 visualizações
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Rua Dr Leo Carvalho, 74 

Ibiza Trade & Financial Center

89036-239 - Blumenau - SC

+55 47 3053-0615

contato@fairfield.com.br

Cadastro Serviços e Corretora de Seguros Ltda - Todos os direitos reservados

CNPJ: 13.381.310/0001-45 - SUSEP 20.203.64571

©2018 by Fairfield Proteção e Inteligência Financeira.