Conheça melhor as Garantias Financeiras no Mercado Livre de Energia



Você sabia que atualmente, 32% da energia consumida no Brasil provém do mercado de energia livre? A tendência é que nos próximos anos, o número de energia elétrica proveniente do mercado livre aumente cada vez mais, onde as fontes de energias renováveis irão se manter na liderança.


O mercado livre oferece diversas vantagens, entre elas a liberdade de escolha que permite que o consumidor selecione o melhor fornecedor de energia elétrica de acordo com as suas necessidades e o tipo de contrato ideal. Este processo torna-se dinâmico e facilita a compra e venda de energia.


A liberdade de escolha do fornecedor de energia traz consigo benefícios importantes, mas exige uma garantia legal.

Para a compra e venda de energia elétrica, o Seguro Garantia é imprescindível, visto que ele garante o cumprimento do contrato e suas obrigações. Este seguro tem um custo menor do que outras garantias como carta fiança e caução, seu prazo será vigente de acordo com o contrato, além de não exigir reciprocidade de outros produtos.


Para o fornecedor, o Seguro Garantia de Compra e Venda de Energia garante o pagamento mensal pelo oferecimento de energia elétrica para a empresa contratante. Por outro lado, a contratante tem a garantia da entrega dos serviços obtidos por meio de contrato. O Seguro de Garantia de Compra e Venda de Energia é a forma mais barata e simples de garantir o contrato de compra e venda de energia. Sabe porque ele se diferencia das outras formas de garantia do mercado?


  • O seguro garantia tem custo mais baixo que outras garantias, como carta fiança e caução em dinheiro;

  • O seguro garantia não exige reciprocidade de outros produtos;

  • O seguro garantia não toma limite de crédito da empresa junto ao banco


Entre em contato conosco, receba uma consultoria exclusiva e saiba mais.



Francisco Gomes

CEO | Fairfield BR