Conheça as soluções de Trade Finance como ferramenta de apoio em seus negócios internacionais


Você realiza negociações com o exterior? Então você deve saber que existem inúmeras dificuldades intrínsecas ao atuar em mercados internacionais!


Para negociar com segurança é necessário entender sobre riscos de crédito, políticos, legislações internacionais e diferentes práticas comerciais, visto que atuar com o câmbio pode ser um desafio.


A partir disso é preciso estar preparado para as operações de trade finance, que são aquelas que financiam o comércio internacional entre exportadores e importadores. Estas operações de financiamento envolvem mais de um país e suas moedas diferentes.

Todas as empresas que possuam relações comerciais com o exterior podem e devem usar soluções como o trade finance nos seus negócios como ferramenta de apoio em suas operações.


Há três modalidades comuns de contratação:


  • ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio)

  • ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues), que são operações de exportação,

  • FINIMP (Financiamento à Importação).


A modalidade ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio) é o financiamento na fase de produção ou pré-embarque. O exportador precisa contratar um banco comercial com autorização para operar em câmbio e quando for acertado o limite de crédito com o mesmo, o exportador celebra com esse um contrato de câmbio no valor correspondente às exportações que deseja financiar.


Já na modalidade de ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues), o adiantamento só é feito depois do embarque das mercadorias para o exterior ou quando forem concluídos os serviços, visto que é um adiantamento que pode ser total ou parcial dos recursos em moeda nacional da exportação/prestação de serviços.


Por fim, o FINIMP (Financiamento à Importação) é uma linha de financiamento disponível para importadores. Depois do embarque das mercadorias ao exterior, o exportador recebe o pagamento à vista e o importador tem a opção de realizar o pagamento em até 180 dias. Não há valores mínimos ou máximos para a contratação. É feita uma análise personalizada de cada cliente para a concessão do crédito.


Já encontrou a modalidade de contratação que se encaixa no seu negócio? Entre em contato conosco para realizar as suas operações com o exterior e conte com a experiência da Fairfield!



Francisco Gomes CEO | Fairfield BR