Como fatores externos impactam no preço dos combustíveis e na inflação



Há vários fatores que devem ser levados em conta para compreender o aumento do preço do combustível nas bombas, e, ao contrário do que muita gente pode pensar, boa parte deles está fora do Brasil.


A guerra entre Rússia e Ucrânia, que afeta a disponibilidade e o preço do petróleo, é um dos primeiros fatos a ser compreendido.


A guerra apenas acentuou a escalada no preço dos combustíveis, mas pode ser um ingrediente a mais de preocupação para impedir um eventual recuo. O que causa preocupação para a inflação.

Para se ter uma ideia, em 2021, o Brasil chegou a 10,06% de inflação oficial, aferida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A gasolina correspondeu a 30% deste total.

Ainda de acordo com o IBGE, o preço do combustível representa cerca de 6% do orçamento das famílias. O impacto do aumento do preço dos combustíveis inclui, também, o frete de vários produtos pelo país, já que o diesel corresponde a 50% do valor do frete.


Apesar da indignação dos brasileiros, é importante notar que se trata de um fenômeno global. Para se ter uma ideia, vários países estão adotando medidas para frear a escalada do preço dos combustíveis e de componentes energéticos, que afeta em cheio o consumo das famílias.

O governo americano e mais 30 aliados decidiram liberar 60 milhões de barris de reservas estratégicas de petróleo para conter o avanço do preço internacional. Em Portugal, o governo decidiu conceder um desconto de € 0,10 por litro de combustível. Já no Japão, o governo anunciou que vai conceder um subsídio de 3,4 ienes por litro de combustível a distribuidoras toda vez que o preço da gasolina exceder determinado patamar.


A medida que o conflito entre Rússia e Ucrânia caminhar para uma pacificação os valores do petróleo devem apresentar queda. Porém, é impossível prever quando isso vai acontecer. O câmbio, por sua vez, segue como uma variável importante nessa conta e oscilando bastante.


A Fairfield acompanha de perto os desdobramentos do mercado e pode ser um importante parceiro para que sua empresa tenha mais previsibildiade em suas vendas tanto no Brasil quanto no exterior, bem como auxiliar em operações de câmbio e linhas de antecipação financeira.


Francisco Gomes CEO | Fairfield BR