
O cliente pagou, a empresa produziu e entregou. Feito !
Entretanto, quando uma empresa decide oferecer prazo de pagamento para melhorar sua competitividade no mercado, esse mesmo processo ganha complexidade. Agora, antes da venda acontecer, é necessário analisar a saúde financeira do cliente para verificar se a empresa será capaz ou não de honrar com o pagamento na data acordada.
E mais, contar com um processo de cobrança para o caso de algum comprador ficar inadimplente.
Em um exemplo ilustrativo, se sua empresa opera com uma margem líquida de 5% e tem uma perda de 100 mil reais por uma ou várias insolvências, sua equipe de vendas terá que gerar 2 milhões de reais em receitas adicionais para compensar o fluxo de caixa perdido.

Portanto, ter um processo de gestão de crédito sólido é essencial para a perenidade e sobrevivência da sua empresa. E o que define um gerenciamento de crédito eficiente, é a política de crédito.
Política de crédito
A política de crédito é um conjunto de protocolos dedicados a detalhar a atividade de crédito comercial em cada ciclo de vendas. É um documento crítico, especialmente quando uma companhia está crescendo e se tornando mais complexa (em termos de funcionários, geografias e capital). À medida que uma empresa cresce, as regras não escritas deixam de ser eficientes e se tornam um fator de risco operacional.
A política de crédito garante que toda operação esteja alinhada com a estratégia e diminui as tensões entre os departamentos comercial e financeiro causadas por diferentes visões sobre a percepção de risco.
Vale ressaltar que esse documento não é estático. Idealmente, deve ser revisado uma vez por ano para alterar certos procedimentos e refletir o apetite de risco atualizado da companhia. Os principais componentes incluem:
Definir como avaliar o perfil de risco dos seus clientes com ou sem dados financeiros.
Determinar o limite de crédito para novos clientes, bem como as condições de pagamento.
Listar os métodos de pagamento e os mitigadores de risco.
Construir uma matriz de autoridade contendo todos os colaboradores envolvidos no gerenciamento de crédito.
Descrever como a empresa irá gerenciar atrasos, disputas e dívidas inadimplentes.
Desenvolver processos de cobrança e estabelecer métricas para acompanha-los.
Invistir em um sistema de gestão de crédito.
Lembre-se de que uma venda não é uma venda até que seja paga! E, para garantir que seus produtos e serviços sejam pagos no prazo devido, você precisa considerar cuidadosamente seus processos de gestão de crédito - não importa o tamanho da sua empresa.
Nesse processo, vale a pena considerar a contratação do seguro de crédito para fornecer ainda mais robustez a essa estrutura. Uma vez que os recebíveis estão segurados, sua empresa tem mais confiança para entrar em novos mercados e acelerar o seu crescimento.
Entre em contato conosco, solicite uma consultoria sem compromisso e cresça de forma sustentável em riscos para a sua operação.

Francisco Gomes
CEO | Fairfield BR