top of page

O que são e para que servem as Garantias Financeiras no Mercado Livre de Energia?

Atualizado: 26 de jan. de 2021



O mercado livre de energia elétrica vem registrando altas sucessivas e atraindo muitas empresas. Por conta desse cenário bastante atrativo do setor, fornecedores, que contam com a garantia no momento do pagamento de contrato, e consumidores, que prezam por um custo menor e maior facilidade de contratação, têm buscado cada vez mais garantias contratuais que favoreçam os seus negócios.


Este mercado é um espaço competitivo de negociação de energia elétrica em que os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento, entre outras.


Nesse ambiente o consumidor negocia o preço da sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores. Dessa forma, o cliente livre pode escolher qual será o seu fornecedor de energia. Nestes contratos de compra e venda, os geradores/comercializadores exigem uma garantia de pagamento desta energia contratada.

O seguro garantia de energia elétrica é uma modalidade de seguros bastante utilizada no exterior, porém ainda pouco explorada aqui no Brasil.


Algumas vezes o gestor de finanças da empresa está tão atarefado que deixa passar algumas oportunidades claras de melhorar o fluxo de caixa porque ainda não foi apresentado a alternativas inteligentes de ter o mesmo produto por preço e agilidade diferentes, como o Seguro Garantia ao invés da caução financeira ou da carta fiança (que é bem mais burocrática e toma limite no banco emissor).


Quando uma empresa migra para o mercado livre de energia, com certeza está em busca de redução e controle dos custos associados a energia elétrica. Dependendo das escolhas posteriores que seguem à migração ao mercado livre de energia, pode ser que a redução de custos buscada não seja atingida.


Por isso, é importante que a escolha da ferramenta de garantia ao fornecedor seja a mais adequada, sempre mirando este cenário de constante melhoria em gerenciamento de energia elétrica e das necessidades periféricas, como o seguro garantia, por exemplo.


Quando o consumidor deve apresentar uma garantia financeira?


O seguro garantia é uma modalidade de seguro que garante o cumprimento de uma obrigação contratual, seja de fazer, construir, fornecer ou prestar serviços.


No caso de compra e venda de energia elétrica, o seguro garantia é uma forma que deve ser levada em consideração visto algumas vantagens em relação a outras formas de garantia:

1. O Seguro garantia tem custo mais baixo que outras garantias, como carta fiança e caução em dinheiro;


2. O prazo que rege o seguro garantia será vigente de acordo com o contrato, diferente das cartas fiança que geralmente são anuais e podem sofrer alterações em taxas quando precisarem ser renovadas;


3. O seguro garantia não exige reciprocidade de outros produtos.


4. O seguro garantia não toma limite de crédito da empresa junto ao banco.


Como contratar o seguro garantia


Para sua empresa contratar o seguro garantia, é preciso que o seu fornecedor de energia esteja formalmente exigindo a garantia.


Assim que o contrato de compra e venda de energia for assinado e nele constar o pedido de garantias financeiras, este será o momento de cotar seguro garantia.


Uma cópia do contrato será exigida pela seguradora para análise técnica e posteriormente será elaborada uma proposta.

Em alguns casos, a apólice pode ser realizada no mesmo dia da aprovação da proposta, um tempo muito mais rápido que a aprovação exige na carta fiança.

Não tem porque a sua empresa pagar caro pela mesma garantia que o fornecedor exige, o seguro garantia se iguala ao dinheiro e a carta fiança bancária, gerando liquidez e segurança para o fornecedor e consumidor no fiel cumprimento do contrato de compra e venda.


Entre em contato com a FAIRFIELD BR tenha a melhor consultoria do mercado em Seguro Garantia para sua empresa

bottom of page