top of page

Hedge: como funciona essa operação de proteção financeira?



O Brasil é um país que adota a política de câmbio flutuante, o que significa que a cotação do dólar sofre diversos altos e baixos, a chamada flutuação cambial. Esta variação tem sido ainda mais impactante durante a pandemia, e é preciso atentar-se às operações financeiras com outros países.


Pensando na proteção para as empresas que lidam com transações internacionais e que realizam exportações e importações, é que foi desenvolvida a ferramenta de hedge cambial. Trata-se de uma ferramenta que fixa as cotações futuras, dá maior previsibilidade para a empresa e diminui custos de operação de maneira sólida e com segurança.


O próprio cliente pode decidir o quanto ele gostaria de proteger, e, através do hedge, travar comercialmente o montante. As transações podem ser feitas em dólar, mas este travamento pode ser em qualquer moeda, dando mais vantagem para os negócios.


E, ainda, o hedge está disponível para pessoas físicas, podendo ser utilizado em pagamentos, compra de imóveis no exterior, serviços e até mesmo viagens.


O custo desta ferramenta vai variar de acordo com a taxa de câmbio no momento do fechamento do negócio, do valor transacionado e do prazo da operação. O cliente deve analisar o seu volume de vendas, o prazo, os custos fixos da operação e a lucratividade almejada antes de contratar o hedge.

As travas cambiais também funcionam para congelar o preço para liquidação em data futura, a chamada modalidade Non-Deliverable Foward (NDF), que é comum entre exportadores e importadores.


Funciona da seguinte forma: as duas partes fazem um intercâmbio de caixa e concordam em fixar uma taxa à vista para uma data futura.


O propósito do NDF é estabelecer uma taxa de câmbio para um período posterior. Portanto, no dia do vencimento, é realizado o cálculo do ajuste de preços — a diferença entre o valor acordado previamente e o valor da moeda no dia do vencimento da operação.





São muitos benefícios os benefícios de operar com maior previsibilidade de câmbio.


Entre em contato conosco e tenha uma consultoria sob medida de acordo com as especificidades da sua operação.


Francisco Gomes

CEO | Fairfield BR


 
 
 

コメント


Logo 2.png
Twelve 12 Years | Fairfield Seguros e inteligência financeira para empresas | Santa Catarina
15_edited_edited.png
16_edited.png
17_edited.png
17_edited.png
18_edited.png

BLUMENAU - HEADQUARTER

Rua Sete de Setembro, n.º 777 - Sala 1003

Stein Office - 89010-201 - Blumenau - SC

0800 591 4310

+55 47 98828-0256

+55 48 99975-4698

contato@fairfield.com.br

SIGA A FAIRFIELD BR

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
empresa-de-marketing-de-blumenau.png
Coat_of_arms_of_Blumenau.svg.png
selo-gptw_edited.png

MAPA DO SITE

DISCLAIMER & TERMOS E CONDIÇÕES

O uso da marca e da expressão FAIRFIELD PROTEÇÃO E INTELIGÊNCIA FINANCEIRA e suas variações, inclusive figurativa, nome empresarial ou nome de domínio, bem como os conteúdos das telas deste site são propriedade da FAIRFIELD e estão protegidos pelas leis e tratados internacionais de direito autoral, marcas, patentes, modelos e desenhos industriais, conforme aplicável, e seu uso por qualquer terceiro é proibido.
 

O conteúdo deste site não deverá ser reproduzido, distribuído ou publicado sob qualquer circunstância ou para qualquer propósito.

Copyright © 2022 Fairfield Proteção e Inteligência Financeira. Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de propostas ou a recepção de informações atualizadas. A Fairfield exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. 

 

®Fairfield Proteção e Inteligência Financeira  é uma marca registrada e possui todos os direitos reservados

CNPJ: 13.381.310/0001-45 - SUSEP 20.2030.007 - CRA/SC 12134

©2022 by Fairfield Proteção e Inteligência Financeira.

bottom of page