Ainda que o mercado de seguro de crédito seja relativamente novo para os brasileiros – diferente do que acontece em países como França e Alemanha, vistos como os berços da modalidade - os índices de contratações após o início da pandemia mostram que este cenário começou a mudar.
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o prêmio emitido em seguro de crédito pelas principais seguradoras do mercado cresceu 69% em 2021, comparado a 2019.
O número, assim como todo o movimento deste mercado, tem sido também acompanhado de perto pela Allianz Trade Brasil, empresa global especializada em seguro de crédito e uma das principais parceiras da Fairfield BR
“Temos percebido uma tendência de maior contratação nos últimos dois anos por empresas que nunca tiveram esta apólice e que, agora, começam a perceber que é uma ferramenta de proteção do fluxo de caixa”, afirma Luciano Mendonça, diretor de Gestão de Mercado da Allianz Trade Brasil.
O executivo destaca, no entanto, que alguns mercados estão sendo protagonistas na expansão da modalidade no Brasil. É o caso das empresas que abastecem o setor varejista, composto por supermercados, restaurantes, drogarias, perfumarias, lojas de departamento e de materiais de construção, por exemplo.
“Certamente o segmento de produção, que vende para empresas de varejo, é o que mais demanda este produto. Os fornecedores destes grandes varejistas veem no setor uma concentração muito grande, que exige uma estrutura de compartilhamento de risco. É onde o seguro de crédito entra”, explica.
O diretor da Allianz Trade afirma ainda que o ramo de alimentos também apresenta grandes volumes de risco e demanda uma cobertura mais robusta. Além de garantir proteção financeira às empresas, Mendonça esclarece que o seguro de crédito também pode ser usado para alavancar vendas, uma vez que seu bom uso permite ampliar market share, conquistar novos clientes e lançar novas linhas de negócios.
“Ter esta apólice mostra ao mercado que uma empresa é diligente no gerenciamento do risco, e viabiliza linhas financeiras tendo os recebíveis segurados como garantia”.
O diretor de Gestão de Mercado da Allianz Trade reforça também que o diferencial da empresa é permitir que seus segurados forneçam a linha de crédito mais barata do mercado.
“Por meio do seguro da Allianz Trade é possível viabilizar o pagamento a prazo das compras, alinhando o fluxo financeiro do recebimento pela venda ao consumidor final com o repagamento ao fornecedor”, finaliza o executivo.
Não permita que o seu fluxo de caixa seja afetado por fatores inesperados, fale conosco, solicite uma consultoria gratuita, e saiba mais como crescer de forma segura e sustentável sem riscos para o seu negócio !
Francisco Gomes
CEO | Fairfield BR